Carros Elétricos: Qual é a Sua Vida Útil e o que Dizem os Especialistas?

Estudo aponta que carros elétricos possuem vida útil de até 18,4 anos e pode alcançar 200 mil quilômetros, superando veículos a combustão interna.
Redação QG do Automóvel
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Uma das grandes questões para quem considera a aquisição de um carro elétrico (EV) é a sua durabilidade. Graças aos rápidos avanços tecnológicos na indústria automotiva, especialistas e estudos recentes indicam que a vida útil desses veículos não apenas se iguala, mas em muitos casos, supera a de alguns modelos com motor de combustão interna.

Confiabilidade em Crescimento

Um estudo realizado pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, que analisou a longevidade de veículos entre 2005 e 2022, inicialmente apontou que os primeiros EVs lançados eram menos confiáveis. No entanto, a evolução tecnológica levou a uma atualização do estudo, revelando resultados otimistas:

  • Os novos carros elétricos demonstraram ter uma probabilidade de falha 12% menor a cada ano subsequente de produção, em comparação com 6,7% para os veículos a gasolina e diesel.

Durabilidade e Longevidade

Segundo o mesmo relatório, os pesquisadores observaram que os carros elétricos possuem uma vida útil aproximada de 18,4 anos, podendo percorrer até 200 mil quilômetros (cerca de 124 mil milhas).

O Papel da Bateria

Embora a vida útil dependa do veículo como um todo, a bateria é o componente que mais gera dúvidas. Os estudos mostram uma melhoria constante na tecnologia das baterias:

  • O estudo da Universidade de Birmingham apontou que as baterias novas se degradam apenas 1,8% ao ano.
  • Um estudo anterior, de 2019, realizado pela Geotab (especializada em gestão de frotas), já mostrava uma taxa de degradação anual de 2,3%.

Essa redução na taxa de degradação anual é um indicador claro de que os fabricantes estão aprimorando a longevidade dos carros elétricos a cada novo ano de produção.

Carregar Comentários