Detran-AM registra mais de 400 infrações durante operação de Réveillon em Manaus

Ação realizada pelo Detran-AM durante o Réveillon em Manaus registra mais de 400 infrações, com destaque para a combinação perigosa entre álcool e direção.
Redação QG do Automóvel
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

A Operação Final do Ano Seguro 2025 foi realizada em avenidas de grande circulação da capital com foco na segurança viária e na preservação de vidas.

Entre a noite de quarta-feira (31/12) e a madrugada desta quinta-feira (1º/01), o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por meio da equipe de Fiscalização, registrou 402 infrações de trânsito durante a ação. A operação ocorreu em pontos estratégicos de Manaus, especialmente em vias com intenso fluxo de veículos.

A iniciativa contou com o apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), com blitze montadas nas avenidas Governador José Lindoso, Torquato Tapajós, Max Teixeira, Avenida do Turismo, Coronel Teixeira, Constantino Nery e Cosme Ferreira, aproveitando o aumento da circulação no feriado de réveillon.

Segundo o diretor-presidente do Detran-AM, David Fernandes, o principal objetivo da operação foi reduzir sinistros, vítimas e mortes no trânsito. Ele destacou que as fiscalizações seguirão ao longo de 2026, aliadas a ações educativas, reforçando a importância da colaboração da população. Entre os alertas, estão a combinação perigosa entre álcool e direção, o uso obrigatório do capacete por motociclistas e o respeito às leis de trânsito.

De acordo com a equipe de Fiscalização, a infração mais registrada foi dirigir sob influência de álcool, com 66 ocorrências. Outros 28 condutores se recusaram a realizar o teste de alcoolemia. Também foram flagradas infrações como conduzir motocicleta sem capacete (42), dirigir sem habilitação (27), uso de calçado impróprio (25), veículo sem equipamento obrigatório (24), permitir que pessoa não habilitada conduza o veículo (21), passageiro de motocicleta sem capacete (21), veículos sem placa (8) e descarga livre (8).

A secretária executiva adjunta de Assistência da SES-AM, Mônica Melo, ressaltou que o respeito às normas de trânsito é essencial para evitar o aumento de vítimas de acidentes. Ela afirmou que a Secretaria atua desde o dia 23 de dezembro de forma organizada para atender possíveis ocorrências, mas reforçou que o foco principal é a prevenção e a promoção da saúde.

Já o diretor técnico do Detran-AM, Wendell Waughan, destacou que as ações de fiscalização continuarão ao longo de 2026. Ele avaliou o balanço da operação como positivo, com redução no número de acidentes, e reforçou a importância da conscientização dos condutores. Entre as recomendações, estão não dirigir após consumir álcool, usar cinto de segurança, transportar crianças no banco traseiro e garantir a segurança de todos os passageiros, como forma de preservar vidas e fortalecer a segurança viária no novo ano.

Carregar Comentários