Royal Enfield anuncia segunda operação de montagem CKD no Brasil

Fabricante indiana de motocicletas anuncia segunda linha de montagem CKD no Brasil para atender expansão do mercado local.
Redação QG do Automóvel
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

RESUMO POR AI

Em 2024, a Royal Enfield, fabricante indiana de motocicletas, anunciou a criação de uma segunda linha de montagem CKD no Brasil, em Manaus, em parceria com o Grupo Multi, diversificando sua produção local para atender à expansão do mercado. A empresa já monta motos na Dafra desde 2022, com uma capacidade inicial de 15 mil unidades anuais. Este ano, com um aumento de 20% no mercado interno e 18% na produção, a marca planeja lançar novos modelos como a Himalayan 450 e Shotgun 650 até março de 2025, e prevê terminar o ano com mais de 17 mil licenciamentos no Brasil.

O mercado interno de motocicletas e a produção cresceram, respectivamente, 20% e 18% em 2024, o que certamente animou a direção da fabricante indiana Royal Enfield. A empresa revelou, nesta quinta-feira, 14, a constituição de uma nova operação de montagem CKD (Completely Knocked-Down) no Brasil, sinalizando um robusto compromisso com o crescimento no mercado local.
Desde 2022, a Royal Enfield, uma marca de origem britânica agora sob controle indiano, tem seus modelos montados na fábrica da Dafra, localizada em Manaus, AM, onde a capacidade inicial de produção é de 15 mil unidades por ano. Agora, a segunda linha de montagem será também no polo industrial de Manaus, mas desta vez em parceria com o Grupo Multi.
O Grupo Multi, embora diversificado em seus negócios, operando desde computadores e smartphones até skates e drones, além de produtos para saúde e beleza, agora se aventura no setor automotivo com esta parceria estratégica.
“Estamos trazendo um segundo parceiro para atender com mais agilidade o mercado brasileiro. Queremos nossa capacidade instalada em atividade plena o mais breve possível”, declara Gabriel Patini, diretor executivo da Royal Enfield na América Latina. No entanto, ele não especificou a capacidade produtiva desta nova linha.
Com a nova parceria, a Royal Enfield reafirma seu objetivo de oferecer ao mercado brasileiro todos os modelos que sejam relevantes para o consumidor local. Atualmente, a marca dispõe de oito modelos no Brasil. Até o final do ano fiscal, em março de 2025, estão previstos os lançamentos da Himalayan 450 e da Shotgun 650. Além disso, a empresa antecipa para o início de 2026 a chegada dos modelos Guerrilla 450, Classic 650 e Bear 650.
A Royal Enfield planeja encerrar 2024 com um total de 36 concessionárias operando no Brasil, que é o maior mercado da marca fora da Índia. Até outubro deste ano, a marca já registrou 14,2 mil licenciamentos, um crescimento de mais de 50% em comparação ao mesmo período do ano anterior. A expectativa é de que o número de licenciamentos supere os 17 mil, contra pouco mais de 12,3 mil em 2023.
Carregar Comentários