Volkswagen celebra 20 anos de seu Centro de Distribuição em Vinhedo

Centro de Distribuição da Volkswagen no Brasil completa duas décadas de operações.
Redação QG do Automóvel
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

A Volkswagen do Brasil comemorou uma data significativa para sua operação logística na América Latina. O Centro de Distribuição de Peças e Acessórios (PAC) da montadora, localizado em Vinhedo (SP), completou 20 anos de atividades. Para marcar a ocasião, as operações foram temporariamente suspensas na tarde de quinta-feira, 3, para uma celebração que reuniu funcionários, líderes da marca e autoridades.

Considerado o maior estoque de componentes automotivos da América Latina, o PAC é uma peça fundamental na engrenagem operacional da Volkswagen na região. Com uma área impressionante de 132 mil m² – equivalente a 18 campos de futebol – o centro emprega 730 pessoas e abriga mais de 25 milhões de peças provenientes de 650 fornecedores diferentes.

A escala de operação do PAC é notável: são 78 mil tipos de peças disponíveis, com um faturamento mensal de cerca de 1,7 milhões de itens. Diariamente, o centro processa mais de 11 mil linhas de pedidos, das quais 3 mil são classificadas como urgentes, movimentando 65 caminhões. Anualmente, o faturamento do centro ultrapassa a marca de R$ 2 bilhões.

Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil, ressaltou a importância estratégica do PAC: “O PAC é parte importante para a satisfação do cliente. Produzir e vender carro, claro, é o nosso negócio. Mas o atendimento do pós-venda rápido e de qualidade é quem fideliza”. Possobom atribuiu ao centro o mérito de ter elevado a Volkswagen ao primeiro lugar no índice de satisfação do cliente, uma melhora significativa em relação à nona posição ocupada há poucos anos.

O centro não se limita apenas aos modelos Volkswagen, sendo também responsável pela distribuição de peças para a Audi e a Volkswagen Caminhões e Ônibus. Sua localização estratégica, com fácil acesso às principais rodovias do estado, aeroportos e ao porto de Santos, permite abastecer uma rede de mais de 470 concessionárias no Brasil, além de atender outros 22 países.

Um aspecto notável do PAC é seu compromisso com a longevidade dos produtos. Possobom explicou: “Aqui não estão estocadas apenas peças de modelos novos, mas também garantimos disponibilidade de componentes por até dez anos depois do fim da produção para o mercado interno e até 15 anos para a exportação, bem como para carros clássicos”.

Olhando para o futuro, o executivo revelou planos de modernização para o centro. Parte do investimento de R$ 13 bilhões anunciado para o estado de São Paulo será direcionada ao PAC, com foco na implementação de Inteligência Artificial para aumentar a agilidade e eficiência das operações.

Carregar Comentários