Volkswagen eleva para 50% a meta em reduzir emissões de gases durante produção

Volkswagen eleva metas de redução de emissões em sua produção para 1,5ºC de aquecimento global.
Redação QG do Automóvel
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

Manaus-AM | A iniciativa Science Based Targets (SBTi – Objetivos Baseados na Ciência) analisou cientificamente e elevou as metas de redução de emissões na produção do Grupo Volkswagen. A meta SBTi da Volkswagen sobe assim de “abaixo de 2 graus” de aquecimento global em seus objetivos de emissões escopo 1 (operações internas) e 2 (suprimento de energia) para “1,5 grau”. A iniciativa e a empresa anunciaram esta informação no Dia da Terra, na qual a Volkswagen convocou pela segunda vez seus colaboradores para participarem da ação global Project1Hour. Cerca de 670 mil funcionários em todo o mundo investiram uma hora desenvolvendo ideias para a proteção climática – para sua própria pegada de carbono e a da empresa.

A iniciativa SBTi – Objetivos Baseados na Ciência – examinou pela primeira vez os objetivos escopo 1 e 2 de redução de emissões do Grupo Volkswagen em setembro de 2020. Segundo a análise da SBTi, os planos na época estavam alinhados com os requisitos do Acordo do Clima de Paris para limitar o aquecimento global em bem menos de 2 graus Celsius.

Menos de dois anos depois, a SBTi avaliou novamente os objetivos de emissões escopo 1 e 2 da Volkswagen AG e elevou o nível de intenção para 1,5 grau. Os objetivos mais elevados da Volkswagen estão relacionados à sua própria produção e suprimento de energia. Anteriormente, as emissões totais de CO2 na fabricação deveriam cair 30% entre 2018 e 2030. O Grupo elevou agora sua meta para 50%.

A empresa hoje já obtém 96% do seu fornecimento externo de eletricidade de fontes de energia renováveis em todas as suas instalações na União Europeia. Até o ano que vem, a Volkswagen quer atingir a marca de 100% na União Europeia. Até 2030, a mesma meta é planejada para todas as instalações fora da China.

Com objetivos estritos de redução de CO2, a produção do Grupo como um todo também está contribuindo para atingir as metas climáticas gerais da Volkswagen AG. Até 2030, a empresa pretende emitir em média 30% menos CO2 por veículo (carros de passeio e veículos comerciais leves), em todo seu ciclo de vida, do que acontecia em 2018.

Em 2021, o Grupo Volkswagen Group obteve um progresso significativo na redução de sua pegada de CO2. As emissões de gás carbônico foram reduzidas em 1,7 tonelada por veículo novo produzido em todo o Grupo. Além da utilização de energias renováveis, as principais razões para isso são a eletrificação do portfólio de produtos e o apoio da Volkswagen à expansão de parques eólicos e solares na Europa.

A boa notícia sobre os objetivos mais ambiciosos do Grupo Volkswagen foi divulgada no site da iniciativa Science Based Targets (www.sciencebasedtargets.org) – um dia antes do Dia da Terra. No ano passado, o Grupo Volkswagen participou desse dia mundial de ação pela natureza com sua iniciativa própria Project1Hour. Cerca de 670 mil colaboradores do Grupo em todo o mundo tiveram uma hora dentro de seu período de trabalho para aprender coletivamente sobre a mudança climática e desenvolver ideias para reduzir a geração de CO2 para si e para a empresa. O Project1Hour está acontecendo agora pela segunda vez. Os colaboradores que já participaram no ano passado, podem aprofundar seu conhecimento este ano.

O presidente do Conselho de Administração da Volkswagen AG, Dr. Herbert Diess, comentou a nova validação da SBTi e a realização do Project1Hour: “Dependendo se a Terra aquecer 1,5 ou 2 graus Celsius até 2050, haverá um grande impacto no aumento da extinção de espécies, secas e elevação do nível dos mares. O Grupo Volkswagen está assumindo sua responsabilidade para proteger o mundo para as gerações futuras. É por isso que está aperfeiçoando seus próprios objetivos de redução de emissões na produção após menos de dois anos. Estamos satisfeitos que a iniciativa Science Based Targets reconheça isso.”

O Grupo também está trabalhando intensamente para tornar-se sustentável em outras áreas, tais como a descarbonização de suas cadeias de suprimento, reciclagem e a eletrificação de seus veículos. “O quanto continuaremos sendo uma empresa que combate o aquecimento global depende também de cada indivíduo. É por isso que nossa iniciativa Project1Hour para todo o Grupo tem um significado especial para mim. Todos podem contribuir com boas ideias para nos ajudar a ganhar ainda mais impulso na proteção do clima”, declarou Herbert Diess.

Carregar Comentários