BMW Group investe em método inovador para extração de lítio para produção de células de bateria

BMW investe em método inovador para extração de lítio para produção de baterias elétricas.
Redação QG do Automóvel
ouça este conteúdo
00:00 / 00:00
1x

São Paulo-SP- O BMW Group está acelerando sua expansão na eletromobilidade e lançará cerca de dez milhões de veículos totalmente elétricos nos próximos dez anos. Em 2030, espera-se que pelo menos metade das vendas globais do BMW Group venha de veículos totalmente elétricos. Desta forma, irá aumentar a necessidade por lítio, importante matéria-prima para a produção de células de bateria.

Diante disso, para promover a extração de lítio com eficiência e de modo ecológico, o BMW Group está investindo, por meio de seu fundo de capital de risco, o BMW i Ventures, em um processo inovador desenvolvido pela startup americana Lilac Solutions. A Lilac Solutions desenvolveu e patenteou uma tecnologia de troca iônica que irá melhorar significativamente a eficiência, os custos e a sustentabilidade extraindo lítio de recursos de salmoura, que são depósitos naturais de água salgada.

“As tecnologias inovadoras proporcionam um acesso melhor, mais sustentável e mais eficiente às matérias-primas. Ao investir em startups, estamos acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias, estimulando a concorrência e proporcionando um impulso que tornará mais fácil para as empresas jovens o acesso ao mercado”, disse Wolfgang Obermaier, Vice-Presidente Sênior de Bens e Serviços Indiretos, Matérias-primas, e Parceria de Produção no BMW Group. “Ao investir na Lilac Solutions, estamos apoiando o progresso tecnológico na área de extração de lítio, com foco em métodos responsáveis ​​e sustentáveis”, completa o executivo.

A Lilac Solutions desenvolveu uma nova tecnologia de troca iônica para tornar a mineração de lítio de recursos de salmoura mais eficiente e econômica. A empresa busca reduzir significativamente o impacto ambiental em comparação aos métodos convencionais, ao mesmo tempo em que protege as comunidades locais e os ecossistemas. A tecnologia já foi comprovada e agora deve demonstrar que pode ser dimensionada e industrializada no médio prazo. O processo pode então ser usado com salmouras em todo o mundo, mesmo que tenham um baixo teor de lítio.

BMW Group fornece aos fabricantes de células de bateria lítio extraído com responsabilidade

O BMW Group tornou a sustentabilidade e a eficiência dos recursos fundamentais para a direção estratégica da empresa. Um aspecto fundamental para o grupo é o cumprimento dos padrões ambientais e sociais na cadeia de abastecimento. A eliminação das violações dos direitos humanos, e das normas ambientais, apresenta um desafio particular no caso de matérias-primas críticas, como é o caso do lítio. Para esta matéria-prima, o BMW Group Purchasing implementou medidas adicionais e está obtendo lítio diretamente das minas e disponibilizando-o aos fornecedores de células de bateria. Dessa forma, a empresa cria total transparência sobre a origem e os métodos de mineração do material.

Carregar Comentários